quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A velha guarda deve lembrar


Texto de Shigueru Kawai sobre:
Ralf Solimeo - Marcel Rosário Solimeo - Kenitiro Suguio - Clemente Sebastião Pupo - Moibo Cesar Cury

Olá, duartinenses, podem me chamar de Shigue ou Shigueru, o meu endereço eletrônico é shiguekwy@gmail.com e do Facebook - shigue kawai. Estou há oito anos em cadeiras de roda, o inconsciente tem suas manhas e nos causa surpresa, o meu estado de abatimento era enorme, mas a minha vontade de vencer era maior, não havia mais um momento sequer de fraqueza.

Comecei a vida por novo aspecto, por nova forma. Com conselhos de amigos comecei aprender as primeiras noçoes de informática, pois os contatos anteriores à aprendizagem eram feitos por telefone. Hoje já consigo interagir com os internautas, mas ainda preciso auxílio da minha netinha. Portanto aproveito a oportunidade para comentar as amizades feitas durante à minha infância com os amigos citados.


Ralf e Marcel são filhos do Sr João Solimeo (in memoriam); que foi gráfico e posteriormente secretário do GEB-Gebara. . Comecei fazer amizade com os irmãos Solimeo no ano em que o pai deles vendera a loja (1947) ao meu pai Yukio Kawai. Na ocasião uma das portas da loja funcionava a Tipografia S.Paulo. As outras duas funcionava o bazar de brinquedos do Sr. Arnaldo Zanata. Neste local é que o meu pai estabeleceu a Padaria Oriental.
Ralf e Marcel foram os primeiros alunos a inaugurarem o GEB-Gebara. (1950).
No segundo ano de funcionamento do ginásio os dois e a sua turma de classe resolveram dar trote nos calouros, o trote consistia em desfilar pelas ruas da cidade com vestes ultrajantes, o Sr. Kenitiro Suguio desfilou com um pinico na cabeça, o Faiçal Massad com vestido de mulher, o Orley Castanho e o Oswaldo Pires não me lembro. .

O Kenitiro Suguio.  um tanto parente, pois a minha tia era viúva e veio a casar com o seu pai .
A minha tia era a mãe de Sadao Kawai e Yoshiko Kawai..
O pai do Kenitiro Sr. Ihatiro Suguio tinha uma escola da língua japonesa que funcionava em frente ao campo do Cascão. As brincadeiras com o Kenitiro foram a pescaria, futebol no campinho do cascão,jogos com bolinhas de vidro (BURICA) e ele fez uma máquininha de projetar filmes e exibia a todos que fossem em sua casa.
Clemente Sebastião Pupo - meu amigo irmão, amigos no primário, no ginásio, gostava muito de jogar bola, se a gente quisesse encontrar o Clemente era só ir num dos quatro campinhos que existiam em Duartina: O do Cascão, da Força e Luz, da Vila Carloni eo campinho que ficava ao lado da casa do Sr.Edgardo Chaves. Fanático pelo S.P.F.Clube , colava distintivo do clube no caderno , no livro e até na sua bicicleta. O seu pai - José Sebastião Pupo - (in memoriam) foi o primeiro prefeito a fazer uma aproximaçao mais íntima entre brasileiros e japoneses , fez questão de comprar uma bicicleta de procedência japonesa - marca MIYATA para presentear o Clementinho. e homenageou a colonia japonesa com projeto da construçao da Fonte Luminosa inaugurada durante as comemorações do cinquentenário da Imigração Japonesa.

Moibo Cesar Cury (in memoriam). Foi o maior fanfarrão de Duartina, gostava de organizar desfiles de carros nos carnavais ., e mais conhecido pelos duartinenses por ser um grande carnavalesco, veio a S.Paulo e trabalhou por longos anos na Rádio Bandeirantes- no programa Arquivo Musical e durante as suas transmissões aproveitava para comentar a cidade em que nasceu. Para quem não sabe o Moibo é primo do nosso querido amigo FIFO - Munif Halim Cury

Fifo - E aí Fifo achou que ia te esquecer? Você deve ter pensado nafrase "E EU ???" autoria da nossa amiga "D.A.N" iniciais do nome de solteira. O Fifo é amigo do peito desde a infância e estamos juntos até hoje, participamos das mesma festas, dos mesmos eventos, companheiro de viagem, foi organizador e idealizador dos encontros dos duartinense aqui em SPaulo e depois estendendo até a nossa querida terrinha
A data destes encontros em Duartina foi fixada para a semana do aniversário da cidade.
Ainda temos as reuniões mensais aqui em S.Paulo organizada por mais um duartinense Sr. Paulo César Andreo.

Se algum comentário não estiver de acôrdo , podem contestar pois agora temos um novo espaço para os duartinenses: www.amigosdeduartina.blogspot.com

Shigueru Kawai.

4 comentários:

  1. Gostei, Shigueru! Aos poucos estou conseguindo juntar os fragmentos da infância em Duartina, com narrativas como essa. Vai preparando mais!
    Abração,
    Beco

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Shigueru.
    É disso que precisamos. Gente que se predispõe a contar momentos de sua vida.Participação e lembranças que estão em nossa memória e nos dão a felicidade de demonstrar aos amigos.
    Leonel

    ResponderExcluir
  3. Shigue - o meu mais novo amigo Duartinense, mais conhecido como "O Historiador".
    O Shigue sabe tudo de Duartina, e é dono de uma memória invejável. No facebook, quando aparece uma imagem da cidade ou o nome de alguém, ele rapidinho faz o histórico pertinente.
    Parabéns pelo excelente texto!!!
    Abração,
    Ricardinho

    ResponderExcluir
  4. O meu pai,o Acrisio Siqueira,foi por muitos anos projetista de filmes no cine SP ISSO ANTES DE ENTRAR NA PREFEITURA EM MEADOS DOS ANOS 60

    ResponderExcluir