Texto de Shigueru Kawai sobre:
Ralf Solimeo - Marcel Rosário Solimeo - Kenitiro Suguio - Clemente Sebastião Pupo - Moibo Cesar Cury
Olá, duartinenses, podem me chamar de Shigue ou Shigueru, o meu endereço eletrônico é shiguekwy@gmail.com e do Facebook - shigue kawai. Estou há oito anos em cadeiras de roda, o inconsciente tem suas manhas e nos causa surpresa, o meu estado de abatimento era enorme, mas a minha vontade de vencer era maior, não havia mais um momento sequer de fraqueza.
Comecei a vida por novo aspecto, por nova forma. Com conselhos de amigos comecei aprender as primeiras noçoes de informática, pois os contatos anteriores à aprendizagem eram feitos por telefone. Hoje já consigo interagir com os internautas, mas ainda preciso auxílio da minha netinha. Portanto aproveito a oportunidade para comentar as amizades feitas durante à minha infância com os amigos citados.
Ralf e Marcel são filhos do Sr João Solimeo (in memoriam); que foi gráfico e posteriormente secretário do GEB-Gebara. . Comecei fazer amizade com os irmãos Solimeo no ano em que o pai deles vendera a loja (1947) ao meu pai Yukio Kawai. Na ocasião uma das portas da loja funcionava a Tipografia S.Paulo. As outras duas funcionava o bazar de brinquedos do Sr. Arnaldo Zanata. Neste local é que o meu pai estabeleceu a Padaria Oriental.
Ralf e Marcel foram os primeiros alunos a inaugurarem o GEB-Gebara. (1950).
No segundo ano de funcionamento do ginásio os dois e a sua turma de classe resolveram dar trote nos calouros, o trote consistia em desfilar pelas ruas da cidade com vestes ultrajantes, o Sr. Kenitiro Suguio desfilou com um pinico na cabeça, o Faiçal Massad com vestido de mulher, o Orley Castanho e o Oswaldo Pires não me lembro. .
O Kenitiro Suguio. um tanto parente, pois a minha tia era viúva e veio a casar com o seu pai .
A minha tia era a mãe de Sadao Kawai e Yoshiko Kawai..
O pai do Kenitiro Sr. Ihatiro Suguio tinha uma escola da língua japonesa que funcionava em frente ao campo do Cascão. As brincadeiras com o Kenitiro foram a pescaria, futebol no campinho do cascão,jogos com bolinhas de vidro (BURICA) e ele fez uma máquininha de projetar filmes e exibia a todos que fossem em sua casa.
Clemente Sebastião Pupo - meu amigo irmão, amigos no primário, no ginásio, gostava muito de jogar bola, se a gente quisesse encontrar o Clemente era só ir num dos quatro campinhos que existiam em Duartina: O do Cascão, da Força e Luz, da Vila Carloni eo campinho que ficava ao lado da casa do Sr.Edgardo Chaves. Fanático pelo S.P.F.Clube , colava distintivo do clube no caderno , no livro e até na sua bicicleta. O seu pai - José Sebastião Pupo - (in memoriam) foi o primeiro prefeito a fazer uma aproximaçao mais íntima entre brasileiros e japoneses , fez questão de comprar uma bicicleta de procedência japonesa - marca MIYATA para presentear o Clementinho. e homenageou a colonia japonesa com projeto da construçao da Fonte Luminosa inaugurada durante as comemorações do cinquentenário da Imigração Japonesa.
Moibo Cesar Cury (in memoriam). Foi o maior fanfarrão de Duartina, gostava de organizar desfiles de carros nos carnavais ., e mais conhecido pelos duartinenses por ser um grande carnavalesco, veio a S.Paulo e trabalhou por longos anos na Rádio Bandeirantes- no programa Arquivo Musical e durante as suas transmissões aproveitava para comentar a cidade em que nasceu. Para quem não sabe o Moibo é primo do nosso querido amigo FIFO - Munif Halim Cury
Fifo - E aí Fifo achou que ia te esquecer? Você deve ter pensado nafrase "E EU ???" autoria da nossa amiga "D.A.N" iniciais do nome de solteira. O Fifo é amigo do peito desde a infância e estamos juntos até hoje, participamos das mesma festas, dos mesmos eventos, companheiro de viagem, foi organizador e idealizador dos encontros dos duartinense aqui em SPaulo e depois estendendo até a nossa querida terrinha
A data destes encontros em Duartina foi fixada para a semana do aniversário da cidade.
Ainda temos as reuniões mensais aqui em S.Paulo organizada por mais um duartinense Sr. Paulo César Andreo.
Se algum comentário não estiver de acôrdo , podem contestar pois agora temos um novo espaço para os duartinenses: www.amigosdeduartina.blogspot.com
Shigueru Kawai.
Gostei, Shigueru! Aos poucos estou conseguindo juntar os fragmentos da infância em Duartina, com narrativas como essa. Vai preparando mais!
ResponderExcluirAbração,
Beco
Parabéns Shigueru.
ResponderExcluirÉ disso que precisamos. Gente que se predispõe a contar momentos de sua vida.Participação e lembranças que estão em nossa memória e nos dão a felicidade de demonstrar aos amigos.
Leonel
Shigue - o meu mais novo amigo Duartinense, mais conhecido como "O Historiador".
ResponderExcluirO Shigue sabe tudo de Duartina, e é dono de uma memória invejável. No facebook, quando aparece uma imagem da cidade ou o nome de alguém, ele rapidinho faz o histórico pertinente.
Parabéns pelo excelente texto!!!
Abração,
Ricardinho
O meu pai,o Acrisio Siqueira,foi por muitos anos projetista de filmes no cine SP ISSO ANTES DE ENTRAR NA PREFEITURA EM MEADOS DOS ANOS 60
ResponderExcluir