Sobre os encontros

Recebemos do duartinense Munif Halim Cury, o Fifo, organizador de todas as confraternizações, o texto a seguir que conta como começaram os encontros periódicos dos duartinenses que moram fora de Duartina:

As reuniões dos duartinenses residentes em São Paulo e outras cidades iniciaram no ano de 1984, precisamente em junho, na Pizzaria Paulinho na Rua Pamplona, com 35 duartinenses. Considero como a primeira a que foi feita em novembro, na Churrascaria Laço de Ouro, na Avenida Aclimação, com aproximadamente 110 conterrâneos.

Animado com o sucesso, telefonei no início de dezembro de 1984 para o Toninho Joanitti, marcando um jogo de futebol entre os veteranos de Duartina versus os veteranos duartinenses residentes em outras localidades. O Toninho solicitou que eu entrasse em contato com o prefeito, na época Gilberto Alonso (meu colega de infância e juventude), para solicitar autorização da utilização do campo de futebol para realização da partida entre as equipes.

Em dezembro de 1984, foi realizada a partida de futebol, terminando em empate de 1 a 1. O prefeito Gilberto Alonso ofereceu, nas dependências da prefeitura, um almoço aos duartinenses visitantes e aos adversários, residentes em Duartina, com uma bela macarronada.

Daí iniciaram-se as confraternizações anuais em Duartina, sempre na semada da festa de Santa Luzia, passando pelos prefeitos: Gilberto Alonso, Jorge Maranho, Milton Garbulho, Enio Simão e Aderaldo Pereira de Souza Junior. Todos os prefeitos ofereceram churrascos ou almoços aos duartinenses residentes em outras localidades, juntamente com alguns residentes na nossa terrinha.

Além das instalações da prefeitura, onde foram oferecidos dois almoços, houve durante um bom tempo churrasco na Congonha; na época do Enio, realizados no DTC, e atualmente, durante dois anos, na sede do Rotary Club de Duartina.

As reuniões mensais que atualmente temos no restaurante API são organizadas pelo querido Paulo Cesar Andreo, que também é um duartinense fanático.